top of page

Noite Mágica com Kraftwerk: Palácio de Karlsruhe na Alemanha, Brilha com Espetáculo Multimídia


Um concerto muito especial: Os pioneiros da música eletrônica Kraftwerk se apresentaram no sábado em Karlsruhe e iluminaram a fachada do palácio.


Foi um pouco como uma viagem no tempo em ambas as direções. Às vezes, a praça do palácio de Karlsruhe parecia flutuar ao lado de satélites em uma nave espacial. Outras vezes, os anos 1970 estavam inevitavelmente presentes: Com clássicos como "Autobahn", "Mensch-Maschine" e "Das Model", a lendária banda de música eletrônica Kraftwerk encantou o público no sábado à noite.


O concerto foi especial por várias razões: Primeiro, foi o único concerto do Kraftwerk na Alemanha este ano. Além disso, aconteceu ao ar livre em frente ao Palácio de Karlsruhe - a fachada do prédio barroco iluminada por 16 projetores de alto desempenho, quando finalmente escureceu o suficiente.


Sintetizador e show multimídia


Eles projetaram um show multimídia na fachada de 170 metros de largura. Às vezes, números pulsantes em verde neon, outras vezes o símbolo atômico amarelo brilhante, às vezes a viagem pela Autobahn ou a visão de uma nave espacial. Além disso, as batidas de sintetizador ressoavam e uma voz distorcida percorria o parque: "Eu programo meu computador — Me projetei no Futuro." Fãs desafiaram uma breve chuva com capas e guarda-chuvas.


Os 16 mil ingressos para o concerto se esgotaram rapidamente. Além disso, houve inúmeros espectadores nas cercanias que não queriam perder a apresentação do co-fundador do Kraftwerk, Ralf Hütter, e seus colegas poucos dias antes de seu 77º aniversário. Alguns no público podem ter sido fãs desde o início.


Amizade com Peter Weibel


O projeto Kraftwerk surgiu em 1970 no contexto da cena artística experimental em Düsseldorf. A banda escreveu a história da música e moldou estilos como eletrônica, synthpop, minimal e techno. Do membro original, apenas Hütter permanece.


O reconhecimento global que os artistas conquistaram é evidente em prêmios como um Grammy pelo conjunto da obra em 2014. Em 2021, a banda foi introduzida no Hall da Fama do Rock & Roll, em Cleveland, no estado de Ohio, EUA.


Os fãs devem esse concerto de sábado ao falecido diretor artístico e científico de longa data do Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe (ZKM), Peter Weibel, que morreu no início de março. Com Hütter, ele manteve uma conexão artística e amigável.


Kraftwerk e Astronauta Gerst em Stuttgart 2018


Na inauguração do ZKM em 1997, o Kraftwerk já havia se apresentado. Por último, eles tocaram em Karlsruhe em 2014, durante o 25º aniversário do ZKM. Desta vez, os dois homens haviam trabalhado no conceito da performance multimídia no palácio até pouco antes da morte de Weibel. Hütter dedicou a apresentação ao "seu maravilhoso amigo" no final, antes de desejar boa noite aos convidados. Foi o único momento em que ele falou além dos títulos durante as duas horas.


Os concertos do Kraftwerk são sempre especiais, como os fãs já experimentaram muitas vezes. Há cinco anos, por exemplo, na Praça do Palácio de Stuttgart: O astronauta Alexander Gerst se conectou ao vivo da Estação Espacial Internacional para o concerto e tocou em dueto com Hütter a música "Spacelab". Ele até levou um tablet PC especialmente programado com sintetizadores para o espaço.


Disputa legal sobre "Metall on Metall"


Em relação a Karlsruhe, uma disputa legal entre Kraftwerk e o produtor musical Moses Pelham também surge repetidamente. Trata-se de uma sequência de som de dois segundos da música "Metall auf Metall" de 1977. Pelham a reproduziu, levemente desacelerada, em loop contínuo, sob a música "Nur mir" com a rapper Sabrina Setlur, 20 anos depois. Em junho, o Tribunal Federal alemão tratou do assunto mais uma vez. Ele deve anunciar sua decisão em um mês.


Para quem perdeu o show de sábado à noite, pelo menos poderá ter uma ideia disso durante um show de projeções de imagem. Entre os dias 16 de agosto até 17 de setembro, o palácio barroco será iluminado todas as noites. A chamada "Projection Mapping" (projeção mapeada) da performance do Kraftwerk também fará parte do programa.

Fonte: Stn.de



Comments