top of page

COLETIVO PRAGATECNO LANÇA EBOOK GRATUITO SOBRE MÚSICA E CENA DE DJs


COLETIVO PRAGATECNO LANÇA EBOOK GRATUITO SOBRE MÚSICA E CENA DE DJs Editado por Gil Maciel, através da DaMãeJoana Casa Editorial, o ebook PRAGATECNO ― uma outra cena da mesma traz entrevistas, ensaios, artigos jornalísticos, depoimentos e fotos, conectando os temas dj, cena musical e tecnologias. O livro é estruturado em 4 capítulos. Em Música e tecnologias, os textos buscam refletir sobre a conexão entre esses dois campos e seus impactos na cena dos djs. Destaque para o ensaio inédito do prof. dr. Pedro Nunes Filho da UFPB que versa sobre arte, tecnologias e processos criativos. O Capítulo Música e cena conta com entrevistas e textos mais informais sobre as manifestações/atuações dos djs – destaques para a entrevista com o prof. dr Jeder Janotti (UFPE) sobre música e estudos culturais e para o ping-pong entres os djs e pesquisadores Cláudio Manoel Duarte e Adriana Prates, discutindo questões da cultura do dj.




O capítulo Música e mercado indaga sobre a correlação (quase) sempre tensa entre a arte e suas formas de consumo comercial, destacando a entrevista com Cláudia Assef, escritora, “djéia”, jornalista e autora do livro Todo Dj Já Sambou. Já no capítulo Noções e funções, o livro abre espaço para espelhar um mosaico de opiniões sobre a idéia de cena e as funções do artista dj. Sobre cena, falam os pesquisadores e artistas Claudia Góes (RJ), Daniel Quaranta (MG), Goli Guerreiro (BA), Jeder Janotti Jr. (PE), Jorge Cardoso Filho (BA), Nadja Vladi (BA), Simone Pereira de Sá (RJ), Stefanie Alisch (Alemanha), vj pixel (BA/SP), destacando o convidado especial, prof. dr. Will Straw, do McGill Institute for the Study of Canada (McGill University/Canadá), referência nos Estudos Culturais Canadenses. Neste mesmo capítulo nada menos que 39 djs do Brasil dão seu curto depoimento, definindo seu conceito de dj e elencando funções do mesmo, dentre eles Dj Patife, Ranato Cohen, Dolores… Ainda nesse capítulo, um artigo com os conceitos iniciais que estruturam o discurso do Coletivo Pragatecno, quando de sua fundação, em 1998.


O ebook é encerrado com pequenas notas e listas sobre o netvídeo lançado no Youtube com o mesmo título, um texto sobre as coletâneas musicais SomBinário, editado pelos selos cariocas Utter e Putz Records, livros sobre emusic no Brasil, links e listas de filmes e videoweb sobre dj e sua cultura. O ebook PRAGATECNO ― uma outra cena da mesma, organizado por Adriana Prates Sacramento e por Cláudio Manoel Duarte.


Ebook Pragatecno (pdf, completo)

https://www.academia.edu/34828986/Ebook_Pragatecno_pdf_completo_



Sobre o Pragatecno, um coletivo de djs no norte e nordeste

A idéia é a troca de informação, parcerias, cultura livre, rede colaborativa em torno da cultura do dj e cibercultura.

O Coletivo Pragatecno foi criado em 24 janeiro de 1998, quando o coletivo assinou a festa Grove em Garça (na Praia de Garça Torta, Maceió. Alagoas, Brasil), embora o grupo já existisse em 1997, como encontro de amigos amantes da e-music.


O FILME

O documentário longa-metragem Pragatecno traz, em seus 67 minutos, depoimentos de 25 djs e produtores abordando temas como pesquisa musical, conceito de dj, cena, gênero e música, produção musical, produção cultural, música e tecnologia, função dos coletivos, além de momentos historicistas, que são abordados no vídeo. Veja aqui:



+... https://pragatecno.wordpress.com/pragatecno/


Stream música de PRAGATECNO djs | Ouça a músicas, álbuns, playlists gratuitamente online no SoundCloud https://sou ndcloud.com/pragatecno


bottom of page