top of page

Aphex Twin lança 'Samplebrain' – software gratuito em design de som


O produtor musical Aphex Twin em parceria com engenheiro de áudio Dave Griffiths, desenvolveram um programa open-source chamado Samplebrain que permite criar ‘samples’ a partir da combinação de diferentes fontes sonoras, sem a necessidade de se ter o áudio nativo para a criação da música em si.


Com uma função semelhante ao software Shazam que procura identificar a música (áudio) no original, o Samplebrain, tem a função de combinar elementos sonoros diversos, em um elemento só.


O próprio Richard D. James/Aphex Twin explica o início do Samplebrain que começou a ser desenvolvido a mais de vinte anos: "Essa ideia surgiu há muito tempo, não tenho certeza exatamente quando, mas foi em 2002, quando os MP3 começaram a aparecer, quando pela primeira vez havia uma tonelada deles no meu HD e o brilhante Shazam havia sido lançado recentemente", escreve James. "Comecei a pensar 'hmm, toda essa música sentada ali, talvez possa ser usada para outra coisa além de apenas tocar, eu tinha originalmente entrado em contato com os fundadores do Shazam para discutir outros usos criativos de sua ideia genial, mas eles estavam ocupados fazendo um programa de automação para DJs."


Ele continua: "Ainda acho que o Shazam poderia ser reaproveitado para algo incrível, mas enquanto isso temos o Samplebrain. E se você pudesse reconstruir o áudio de origem a partir de uma seleção de outros MP3/áudio em seu computador? Riffs a partir de acapellas ou sons de uma lama borbulhante? E se você pudesse cantar uma música boba e reconstruí-la a partir de arquivos de música clássica? Você pode fazer isso com Samplebrain."


O Samplebrain não é a primeira atividade do Aphex Twin dentro da música, pois em 2021, o mesmo entrou no mercado de NFT (leilão de produtos/Itens digitais) em parceria com o artista Weircode e em 2020 lançou em parceria com a empresa de instrumentos musicais, o seu sintetizador chamado AFX Sation.


Samplebrain: Link

Mais informações em: Warp Records




Kommentare